Happy Valentine’s Day!

b0b5cda38bf576846c5a01ad708c725eEvery February 14, across the United States and in other places around the world, candy, flowers and gifts are exchanged between loved ones, all in the name of St. Valentine. But who is this mysterious saint, and where did these traditions come from? Find out about the history of this centuries-old holiday, from ancient Roman rituals to the customs of Victorian England.

O dia dos namorados no Brasil é só em Junho, mas nos EUA e em vários lugares do mundo ele é celebrado no dia 14 de Fevereiro.

Nos Estados Unidos o dia dos namorados é diferente do Brasil. Na verdade nem é chamado de dia dos namorados, e sim de Valentine’s Day.  O nome Valentine’s Day é uma forma mais curta do nome mais formal de Saint Valentine’s Day (ou traduzido literalmente Dia de São Velentino), que é celebrado hoje, no dia 14 de Fevereiro. É a segunda data mais comemorada nos EUA.

A história desta celebração é bastante antiga.  O nome vem de um mártir cristão chamado Valentine, e o dia foi estabelecido pelo Papa Gelasius I no ano 496, mas começou a ser associado com amor romântico na idade média.  Tradicionalmente este é o dia quando os amantes expressam seu amor um ao outro, através de cartões, presentes e flores.

Mas hoje em dia nos Estados Unidos, o Valentine’s Day tem um sentido mais amplo.  Além de ser um dia para amantes, como o dia dos namorados no Brasil, é também um dia onde pode se expressar amor que não seja romântico, ou até mesmo amizade.

Filhos podem dar presentes, flores e cartões para os pais, e vice-versa.  Crianças na escola montam e trocam “valentines” que são pequenos presentes, cartões com tema de amor ou amizade, ou até balas em forma de coração com dizeres como  “Te Amo”, “Meu Valentine”, “Gosto de Você”, etc.  Chocolate também é um presente popular neste dia.

Para os brasileiros que vivem nos Estados Unidos, se você realmente está tentando se integrar à cultura americana, é importante não ignorar este dia tão tradicional, que assim como o 4 de Julho, e o Thanksgiving faz parte íntegra da cultura americana (apesar de não ser feriado como estes outros dias).  Portanto não se esqueça de presentear no dia de hoje as pessoas que você ama com presentes românticos, flores, ou pelo menos um cartão!

Para quem está no Brasil, se você quiser uma maneira diferente de ganhar pontos com a pessoa que você ama, presenteie ele ou ela com uma lembrança do Valentine’s Day e explique que essa é uma tradição americana e que você não queria perder uma oportunidade como essa para expressar o seu amor.

Posted in: